20 de jan. de 2012

De que é essa SOPA aí?

Olá, Pessoal, vim aqui a pedido da idealizadora do Blog Chá de Algodão Doce falar de um assunto sério e amplamente comentado após a queda do site MegaUpload. S.O.P.A.! Para o internauta mais ligado isso não é um assunto novo, sendo que tivemos um Projeto parecido há alguns meses, o Protect-Ip Act (P.I.P.A.). Entretanto, para os ativistas de Plantão que aguardam por alguma manifestação como Viral para chamar a atenção o tema é um prato cheio.


Mas o que é a S.O.P.A.?
Stop Online Piracy Act um Projeto de Lei idealizado por Lamar Smith, um Congressista dos Estados Unidos, que promove a defesa dos Direitos Intelectuais e Autorais. Até aí tudo bem, o projeto tem uma boa intenção, mas o problema é até onde ele pode ser considerado benéfico. As linhas da lei propõe penas de até cinco anos de prisão para os condenados por compartilhar conteúdo pirata por 10 ou mais vezes ao longo de seis meses. Os sites como Google e Facebook, por exemplo, também poderiam ser punidos pela acusação de "permitir ou facilitar" a pirataria. A pena seria o encerramento dos serviços e banimento de provedores de internet, sistemas de pagamento e anunciantes em nível internacional. Pela lei, qualquer site pode ser fechado apenas por ter conexão com outro site suspeito de pirataria a pedido do governo dos EUA ou dos geradores de conteúdo. Ferramentas de busca como o Google, por exemplo, teriam que remover dos resultados das pesquisas endereços que compartilhem conteúdo pirata, correndo o risco de punição.
Lembra algo? Sim, o Projeto é muito semelhante ao implantado em países considerados extremamente fechados e opressores como é o caso da Síria, Irã e China. O que é realmente algo alarmante é que o site é responsabilizado não só pelas próprias postagens, mas sim pelos comentários e ações de um user. Por exemplo, adotemos o Blog como um Site que não infringe as regras da Propriedade Intelectual e não posta nada que não seja de sua própria autoria, um visitante vê então a coluna onde a música do Mumford and Sons está escrita e então indexa o vídeo nos comentários. Querendo ou não ele acabou de tornar o Blog uma ameaça às indústrias Fonográficas e consequentemente um alvo da “censura na internet”. O grande problema, como disse o Diretor Executivo da Google Brasil no Programa “Entre Aspas” da Globo News, é que muitas vezes esse comentário indexando o vídeo pode ser de um “oponente” querendo derrubar o site, o que pode ser bem trágico para gigantes da internet como o Facebook, Twitter e o próprio Google.


Tá, mas isso vai afetar Só os Estados Unidos, certo?
ERRADO. Já viu quantos sites grandes e que usamos diariamente como os titãs acima citados, YouTube, Tumblr e vários outros estão hospedados em servidores localizados nos EUA? Os domínios (.org, .net, .com) também são hospedados pelo país e com eles até sites do Brasil estão sob jurisdição americana e ainda que estejam fora do território também poderão ser inabilitados.


Mas a lei é de todo mal?
Na verdade ninguém é contra o direito da Proteção à Propriedade Intelectual, ou ao menos eu espero que não, os autores, desenhistas, produtores, diretores e todo o resto realmente merecem os frutos de seu trabalho e esforço. Claro que haverão aqueles a dizer: “EU QUERO TUDO DE GRAÇA!” e outros a dizer: “ACABAR COM A PIRATARIA DEFINITIVAMENTE!”. Creio Que tenhamos de achar um meio termo entre os dois, dar os devidos lucros aos criadores é bom, mas precisam ser bagatelas tão abusivas?
Ainda lembro quando o iTunes foi criado e todos disseram que era ridículo criar uma plataforma paga para coisas que você tem de graça na internet. Bom, hoje eu me deparo com os dados das vendas digitais suplantando os as vendas tradicionais.
O que é triste de encontrar são pessoas que não estão se importando de fato com o bem estar geral e não dão a devida importância ao Projeto ou ao Combate a ele... Vejo que muitos se levantaram após a queda de grandes sites que disponibilizavam downloads sendo que o Projeto tramita na Rede desde o ano passado. É estranho ver que tais pessoas só se importam ou se levantam a uma causa quando ela as atinge de fato e daquele momento em diante sentem-se verdadeiros ativistas e defensores da Paz Mundial. As ajudas são bem vindas a essa guerra que, penso eu, não seja a WW3 e sim a WWWW (World Wide Web War), entretanto pensem antes de falar e principalmente de agir, nos foi dada a chance de lutar pela liberdade na internet, mas é nossa opção escolher agir ou ficarmos parados frente à Censura.
Para mais informações de como ajudar ou como se informar de forma mais segura e imediata deixo disponíveis o Blog do Anonymous [anonops.blogspot.com] (Cuja criação, Feitos e Bandeiras são assuntos para outros dias) e o perfil do dito no Twitter @anonops. No Brasil, informações sobre Páginas Novas criadas para reuniões exclusivas após a derrubada pelo governo do AnonBrasil são divulgadas pelo meu Facebook ou de qualquer outro da AnonymousBrasil.
George Wallace.
We Are Anonymous,
We Are Legion.
We Do Not Forgive,
We Do Not Forget.
EXPECT US.

2 xícaras de chá:

@dusaw disse...

Achei a postagem muito bem esclarecedora. Ótimo convidado! <3

George Wallace disse...

Obrigado, Duds!!! ^^

Postar um comentário