5 de fev. de 2013

Problemas de adolescentes

Automutilação











O que é?

 É definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. Os atos geralmente têm como intenção o alívio de dores emocionais e em grande parte dos casos, estão associados ao Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). As formas mais freqüentes de automutilação são cortar a própria pele, bater em si mesmo e queimar-se.

Automutilação refere-se a comportamentos onde demonstráveis feridas são auto-infligidas. Uma crença comum diz que esse é um método de busca de atenção, entretanto, na maioria dos casos esse fato é equivocado. A maioria das pessoas que se automutilam estão bastante conscientes de suas feridas e cicatrizes, e tomam atitudes extremas para esconde-las dos outros. Eles podem oferecer explicações alternativas para suas feridas, ou tapar suas cicatrizes com roupas. Automutilação, nesses indivíduos, não está associada ao suicídio ou para-suicídio. A pessoa que se automutila não está, usualmente, querendo interromper sua própria vida, mas sim usando esse comportamento como um modo de cooperação para aliviar dor emocional e desconforto.

Alguns dos fatores de risco relacionados a automutilação são: abuso emocional, físico ou sexual na infância; conflitos familiares; abuso de álcool e tabaco ou outras substâncias; adolescente vítima de “bulling”; presença de sintomas depressivos, ansiosos, impulsividade e baixa auto-estima



Como identificar uma pessoa que sofre com esse problema?

  •  Costuma usar roupas de mangas longas, mesmo no verão, com altas temperaturas;
  •  Apresentam várias cicatrizes ou lesões repetidas e tem dificuldade para explicá-las;
  •  Isola-se evitando situações onde seu corpo pode ser exposto, como praia ou piscina;
  • Apresentam  sintomas depressivos e de fobia social associados


Devemos lembrar que não são apenas pessoas consideradas comuns que sofrem com isso,  foi e ainda é bastante divulgado a recuperação da cantora Demi Lovato, isso ajudou muitas pessoas, e hoje Skyscraper evita 8 em cada 10 suicídios.



"Algumas vezes eu estava tão ansiosa, que sentia como se estivesse deixando meu corpo e que se eu não fizesse algo para parar isso, iria explodir. Eu me automutilava para tirar a minha mente dessa ideia. Eu simplesmente não ligava para o que iria acontecer. Não tinha medo algum" Disse a cantora à revista Self em 2012.

E para "tampar" suas cicatrizes e se automotivar Demi tatuou em seus pulsos a frase "Stay Strong" que significa "Fique Forte". É a prova viva de que você também pode ultrapassar seus problemas.


Quem pode me ajudar?

Jackeline Suzie Giusti, psiquiatra; Mestre em Psiquiatria pelo Departamento e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq – HCFMUSP); Psiquiatra responsável pelo atendimento dos pacientes com Automutilação no Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso.  E-mail: jsgiusti@terra.com.br / Consultório: (11) 3085-9832 ou 3891-1504
-
Para tratamento gratuito da Automutilação
Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso  do IPq- HCFMUSP pelo tel: 11 3069-7805 e para mais informações pode-se acessar o site: www.amiti.com.br



Espero que o post tenha lhe ajudado, e que algumas pessoas passem a tratar esse problema como uma coisa séria! Ninguém se corta, se machuca ou se odeia por birra! Devemos parar de debochar dos problemas alheios por não vermos sentido neles, o sentido só está dentro de quem passa por isso, de quem não consegue se desprender dessa forma maior de se machucar que é "não entender porque faz isso". Vamos dar essa chance de sermos pessoas melhores, ajudando ou ao menos não julgando.





2 xícaras de chá:

Gabrielle Pires Silva disse...

O maior problema da sociedade é achar que qualquer problema psicológico está ligado com 'querer chamar atenção' ou 'coisa da idade'. A geração deles não era tão abalada porque não havia tanta ansiedade. Porém temos que compreender a sociedade atual, não a passada, e lutar para combater esse tipo de problemas em jovens, tratando como doença, não como bobagem!

Uma coisa que não foi mencionada mas que eu já li muito a respeito, é que os cortes e os outros tipos de mutilação, são feitos para o 'alívio emocional' porém, depois de feitos, acabam desencadeando mais desconforto, uma vez que se sentem envergonhados, fracassados, humilhados e precisam esconder seus corpos das pessoas que amam. Começam a se sentir mentirosos, sujos e outras coisas mais.

Muito admirável a iniciativa da Demi, assim como todas as outras em que ela divulga a realidade de SEUS problemas para ajudar as pessoas, mesmo que isso a exponha demais. E muito admirável a sua iniciativa de tocar nesse assunto que ainda é tabu para as pessoas.

Tirando as Beliebers que se cortaram como protesto, as pessoas que se cortam devem ser respeitadas e encaradas como pessoas com disturbios emocionais. E não como covardes, infantis, rebeldes sem causa ou outras característas que as pessoas costumam atribuir.

Arrasou, beijos

Bruno Reynaud disse...

Muito boa a iniciativa. Uma explicação para as pessoas que julgam sem saber de verdade o que a pessoa tá passando com a mente dela.

Beijão

Postar um comentário